Coordenação
Valter do Carmo Cruz
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado (2006) e Doutorado em Geografia na Universidade Federal Fluminense (2011). É professor Adjunto do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense – UFF. É membro dos grupos de trabalho da CLACSO: “Territorialidades en disputa e r-existências” e “Pensamiento Geográfico Critico Latinoamericano” . Integra a Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)ambiental. Coordena o Núcleo de estudos sobre território, ações coletivas e Justiça- NETAJ. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: 1- Território, ação e política ( teoria e método) ; 2-Movimentos sociais, identidades coletivas e direito territoriais (as lutas pela terra, pelo território e por reapropriação social da natureza); 3- Ecologia política: Território, conflitos e lutas por justiça ambiental/territorial ; 4-Geografia, giro descolonial e epistemologias do sul 5-Amazônia
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8136-7389
E-mail: valtercruz@id.uff.br
Flávia Elaine da Silva Martins
Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Professora do Departamento de Geografia da UFF desde 2012. Graduada em Arquitetura e Urbanismo. Bacharel e Licenciada em Geografia. Realizou Mestrado e Doutorado em geografia junto à Universidade de São Paulo. Orienta pesquisas nos temas da mobilidade, habitação, endividamento imobiliário e precarização do trabalho. Acolhe temas sobre práticas urbanas insurgentes, ampliando parcerias e olhares para as dimensões da escola, das questões étnico-raciais e da ecologia política no desvendamento da urbanização brasileira. Integra a equipe de pesquisadoras sobre os Quintais. Coordena o núcleo GEOCOTIDIANO e o Grupo de pesquisa Produção do espaço urbano: práticas espaciais, cotidiano e ritmanálise junto ao CNPq.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8115-4201
E-mail: fesmartins@id.uff.br
Corpo Docente
Amelia Cristina Alves Bezerra
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense . Atuou como professora na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN de 1998 a 2009. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em Geografia e Educação, com ênfase em: Formação de professores(as): concepções, práticas e experiências; Cidade, suas diferentes linguagens, representações e experiências na sala de aula; Cidade, Escola e Experiência; Ensino de Geografia e práticas inclusivas. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq Geo(grafias) Escolares, Cidade e Processos Formativos – GIRACSOES.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9405-1284
E-mail: amelliacristina@uol.com.br
Ana Cláudia Carvalho Giordani
Professora do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Geografia (UFSM/2008), Mestre em Geografia (UFSM/2010), especialista no curso “O ensino da Geografia e da História: saberes e fazeres na contemporaneidade”, (UFRGS/2012) e Doutora em Geografia (UFRGS/2016). Pesquisa a interface Geografia e Educação. Tem experiência na área de Geografia Escolar, principalmente nos seguintes temas: cibercultura, políticas educacionais, ensino e aprendizagem na perspectiva da diferença. Atuou como leitura crítica na Avaliação do Plano Nacional Livro Didático (PNLD/2016). Realizou a assessoria pedagógica no Curso de Formação de Professores para a Produção de Material Didático para a Diversidade (UFRGS/2014). Professora visitante no POSGEO/UFGRS (2019). Coordena, juntamente, com Diego Carlos Pereira o grupo de pesquisa, ensino e extensão Artesanias Geográficas e Educacionais (AGE/UFF), certificado no CNPQ.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4240-1235
E-mail: aninhagiordani@gmail.com
Carla Maciel Salgado
Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (1989) , mestrado (1996) e doutorado (2004) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), enfocando Geomorfologia do Quaternário e Dinâmica de Erosão. Após atuar como Professora Adjunta na UERJ, ingressou no Depto. de Geografia (Inst. de Geociências) da UFF. É líder do grupo de pesquisa “Dinâmica de Bacias Hidrográficas em Áreas Urbanas e Rurais” e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno (NEQUAT/UFRJ). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. Ao assumir a cadeira de Climatologia a partir de 2002, a área de atuação foi ampliada, abrangendo a Climatologia Geográfica. Atua principalmente nos seguintes temas: erosão superficial hídrica, movimentos de massa, sistemas solo-paisagem, bacia hidrográfica, precipitação, inundações e enchentes urbanas.
E-mail: carlasalgado@id.uff.br
Cristina Pessanha Mary
Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutora em História Social pela mesma instituição (2006). Atua na área de historiografia da Geografia brasileira, orientando alunos de mestrado e doutorado que desenvolvem temáticas relacionadas a memória de intelectuais e instituições de geografia, patrimônio e geografia histórica. Pesquisadora do GEOBrasil Geografia Brasileira: História e Política, grupo interdisciplinar e interinstitucional de pesquisa, certificado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Coordenou o projeto de pesquisa (FAPERJ) Política Territorial de Feliciano Sodré 2012-2014 e, atualmente, o projeto de extensão Gabinete Virtual das Geociências.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9475-2523
E-mail: cristinapessanhamary@id.uff.br
Daniel de Mello Sanfelici
Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (2014) e na Université Paris-Est (2015), quando esteve vinculado ao Laboratoire Techniques, Territoires et Sociétés (LATTS). Desenvolve pesquisas nas áreas de estudos urbanos e geografia econômica, com ênfase nos seguintes temas: atores e dinâmicas do mercado imobiliário urbano, políticas de ordenamento territorial, fontes e estruturas de financiamento à produção imobiliária urbana e desenvolvimento regional. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa sobre a atuação de investidores financeiros e corporativos no mercado imobiliário comercial brasileiro.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8292-5503
E-mail: danielsanfelici@gmail.com
Ester Limonad
Flávia Elaine da Silva Martins
Professora do Departamento de Geografia da UFF desde 2012. Graduada em Arquitetura e Urbanismo. Bacharel e Licenciada em Geografia. Realizou Mestrado e Doutorado em geografia junto à Universidade de São Paulo. Orienta pesquisas nos temas da mobilidade, habitação, endividamento imobiliário e precarização do trabalho. Acolhe temas sobre práticas urbanas insurgentes, ampliando parcerias e olhares para as dimensões da escola, das questões étnico-raciais e da ecologia política no desvendamento da urbanização brasileira. Integra a equipe de pesquisadoras sobre os Quintais. Coordena o núcleo GEOCOTIDIANO e o Grupo de pesquisa Produção do espaço urbano: práticas espaciais, cotidiano e ritmanálise junto ao CNPq.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8115-4201
E-mail: fesmartins@id.uff.br
Flavio Rodrigues do Nascimento
Licenciatura e bacharelado, mestrado e doutorado em Geografia. Coordenador dos Grupos de Pesquisa em Rede do CNPq: Núcleo de Estudos e Planejamento em Recursos Hídricos/NEPH e REDE ÁGUAS. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: bacia hidrográfica e recursos hídricos, gestão e planejamento ambiental, ZEE, degradação ambiental/desertificação.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1289-8343
E-mail: flaviorn@yahoo.com.br
Guilherme Borges Fernandez
Guilherme Fernandez desenvolve pesquisas no Laboratório de Geografia Física (LAGEF), atuando principalmente na área da geomorfologia e evolução paleogeográfica de ambientes costeiros e marinhos, além de estudos específicos em geodiversidade em unidades de conservação. As bases científicas que dão suporte às publicações nacionais e internacionais, se dão a partir de dados de mapeamento geomorfológico, geofísica rasa (georadar – GPR) e geocronologia (LOE). As pesquisas e publicações são desenvolvidas em conjunto com diferentes instituições no Brasil e no exterior, como a Universitat zu Koln (Alemanha), University of Flinders (Austrália), Technische Universitat zu Koln (Alemanha), Centro de Estudos Costeiros – CECO/UFRGS, entre outras. Faz parte da rede internacional Centre for Natural Resources and Management (cnrd.info), é membro da diretoria da União da Geomorfologia Brasileira (UGB) desde os anos de 2014 até o atual, e também participa do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), participando de OPERANTAR e da operação CRIOSFERA. Faz parte do Comitê Nacional que desenvolve o Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo (SBCR), que envolve o IBGE, a CPRM e a UGB. Pesquisador do CNPq.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4217-9021
E-mail: guilhermefernandez@id.uff.br
Humberto Marotta Ribeiro
Dr. em Ecologia pela UFRJ (2005-2009) com estágio no Instituto Mediterrâneo de Estudos Avançados (Espanha, 2007-2009). Pós-Doutorado em Biogeoquímica Ambiental pelas universidades de Linkoping e Uppsala (Suécia, 2010-2011).
Desenvolve pesquisas geográficas de caráter transdisciplinar sobre Mudanças Globais e Ciclagem de Carbono, atuando na interface entre Biogeoquímica, Alterações do Uso e Cobertura da Terra, Manejo dos Recursos Hídricos, Conservação, Planejamento e Ensino a partir de sua formação multidisciplinar de graduação em Geografia (UERJ, 2004) e Ciências Biológicas (UFRJ, 2003). Apresenta interesse nos processos naturais e antropogênicos em ampla variedade de ecossistemas aquáticos tropicais no Brasil e subpolares na Antártica, visando aprimorar a previsibilidade de planejamento e gestão para mitigação ou adaptação às Mudanças Globais. À internacionalização, contribui por meio de publicações qualificadas, acordos de cooperação interinstitucional e intercâmbio de estudantes. Além disso, foi pesquisador do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ entre 2015 e 2021. Atualmente, é professor associado no departamento de Geografia da UFF, coordenador do Laboratório de Ecossistemas e Mudanças Globais (LEMG-UFF), coordenador emérito da Unidade Multiusuário de Gases de Efeito Estufa e Combustíveis Voláteis (GAS-UFF), bem como pesquisador do CNPq.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2828-6595
E-mail: humbertomarotta@id.uff.br
Itaynara Batista
Possui graduação em Agronomia e mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutorado em Agronomia – Agricultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora do Departamento de Geografia – UFF e leciona disciplinas na área de Pedologia. Têm experiência em ciência do solo, com ênfase em manejo e conservação do solo, estudando os atributos de qualidade do solo, principalmente a fauna edáfica e agregados biogênicos.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6934-7032
E-mail: itaynarabatista@id.uff.br
Ivaldo Gonçalves de Lima
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1986), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2005), com estágio doutoral na Universitat de Barcelona (UB, 2004 – 2005). Pós-doutorado em Geografia pela Universitat Autònoma de Barcelona/UAB. Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense, onde atua como orientador do Programa de Pós-Graduação em Ordenamento Territorial e Ambiental (POSGEO/UFF). Atua como consultor editorial de periódicos científicos, como Espaço Aberto/UFRJ e Geographia/UFF. Tem ampla experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: geopolítica, redes políticas, justiça territorial, globalização do mundo contemporâneo, políticas públicas e governança territorial, geografia legal crítica, geografia política e gênero, ensino e avaliação de geografia.
Coordenador do ETHOS – Grupo de Pesquisa em Geografia Política, Ética, Gênero e Sexualidade.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8282-3259
E-mail: ivaldogeo@gmail.com
Currículo Lattes
Jacob Binsztok
Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense com doutorado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo e Professor Titular de Geografia Humana do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de Geografia Humana e Econômica, com ênfase nos setores de Planejamento Territorial e Ambiental e Geografia Agrária. Investiga o rebatimento espacial, no campo e na cidade, da cadeia produtiva de petróleo no Brasil e, particularmente, no Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa os espaços ocupados pela agricultura familiar na Amazônia, particularmente, no Centro de Rondônia e nas várzeas do Baixo Amazonas, no eixo Oriximiná-Santarém. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Escola de Engenharia desta instituição. Coordena o grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Pesquisas Agroambientais (NEPAM).
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0578-0918
E-mail: jacob.binsztok@terra.com.br
Jorge Luiz Barbosa
Graduado e Mestre em Geografia – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Geografia Humana – Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Geografia Humana – Universidade de Barcelona (Espanha). Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Fundador do Observatório de Favelas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Autor, coautor e organizador dos seguintes livros: “Favela: Alegria e Dor na Cidade” (2005); “Paisagens Crepusculares da Ficção Científica” (2013); “Solos Culturais” (2013); Cultura e Território (2017); Urban Public Spaces (2018); Entre Brasil e Portugal: aproximações geográficas (2018). Modernização Fracassada: Dossiê Comperj (2018); Governança Territorial na Amazônia (2019); Espaços Públicos Urbanos: das políticas planejadas à política cotidiana (2019); Juventudes da Cidade (2020). Coordena o grupo de pesquisa CNPq GECEL (Grupo de Estudos de Cidade, Espaço e Lugar, juntamente com a Profa. Dra. Ester Limonad e Prof. Dr. Ivaldo Lima.
E-mail: jorgebarbosa@vm.uff.br
Jorge Luiz Fernandes de Oliveira
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestre em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutor em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2004). Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de meio ambiente, com ênfase em Ciências Exatas e da Terra, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, meteorologia, climatologia, poluição atmosférica e modelagem numérica. Participa do grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Estudos Território/Ambiente e Saúde Urbana – NETASU, coordenado pela Profa. Dra. Lucelinda Corrêa e Dr. Jorge Luiz Fernandes de Oliveira.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0069-639X
E-mail: jorgeo@id.uff.br
Currículo Lattes
Juliana Nunes Rodrigues
Doutora em Geografia pela Université Jean Moulin Lyon 3, França, tendo realizado estágio em pesquisa no Instituto de Sciences-Po, Paris. Atualmente, coordena o Núcleo de Pesquisas sobre Pactos Político-Territoriais e Desenvolvimento (NUPACT-UFF) e é integrante do Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais. Foi pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre os anos de 2010 e 2012. Realizou o mestrado e a graduação em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006 e 2003). Desenvolve pesquisas na área de Geografia Política e orienta pesquisas vinculadas aos seguintes temas: escalas políticas, políticas públicas, manifestações políticas, democracia, conexão eleitoral e participação; cooperação e governança territorial; regionalismos e nacionalismos contemporâneos; cidadania e geografia política urbana.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3793-4785
E-mail: juliananunes@id.uff.br
Lucelinda Schramm Corrêa
Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2003). Especialização em Geografia (UFRJ) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Graduação em Geografia, Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal Fluminense (1977). Atualmente é Professora Titular Aposentada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Imigração, Brasil, ensino superior, geografia e século XIX. No atualidade está desenvolvendo pesquisa na área da Geografia da Saúde. Coordena o grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Estudos Território/Ambiente e Saúde Urbana – NETASU.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7434-0102
E-mail: lschramm1706@gmail.com
Luiz Jardim Wanderley
Geógrafo e Doutor em Geografia pela UFRJ. Estuda conflitos ambientais e agrários no Brasil. Desenvolve pesquisa sobre os danos socioambientais e desastres de grandes projetos de desenvolvimento. Investiga as estratégias corporativas do setor mineral, petróleo, hidrelétrico e do agronegócio junto ao Estado, às comunidades e aos trabalhadores. Aborda temas ligados às redes globais de produção, às políticas (neo)extrativas e às resistências dos povos atingidos.
ORCID:https://orcid.org/0000-0002-6321-0254
E-mail: luizjardim@id.uff.br
Luiz Renato Vallejo
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense, atuando desde 1978. Tem experiência nas áreas de Ecologia Geral e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: unidades de conservação, uso público em unidades de conservação, impactos ambientais, conflitos sócio-ambientais e educação ambiental. Coordena o grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Pesquisas de Áreas Protegidas/NUPAP, juntamente com o Prof. Dr. Douglas Pimentel.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2411-7436
E-mail: luizrenato@id.uff.br
Marcio Piñon de Oliveira
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999), com estágio de pesquisa no Institut d’Études Politiques de Paris, e pós-doutorado na lÉcole des Hautes Études en Sciences Sociales (2010/2011). Foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), de outubro de 2005 a setembro de 2007 e Coordenador Adjunto da Área de Geografia da CAPES, de agosto de 2011 a setembro de 2014. É Professor Associado 1 da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde trabalha desde fevereiro de 1987, vinculado ao Departamento de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (mestrado e doutorado). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas urbanas, Rio de Janeiro, estudos sobre a metrópole, cidade e cidadania, espaço, território, patrimônio e memória urbana. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas (NEURB-UFF).
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5291-0784
E-mail: marpinon58@gmail.com
Paula Maria Moura de Almeida
Doutora em Ciências Ambientais pela UERJ (2010-2015), com estágio na AMAP, (Botânica e Modelagem da Arquitetura de Plantas e Vegetação) laboratório vinculado ao Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento – CIRAD (França – 2013). Mestre em Geografia pela UFRJ e Oceanógrafa pela UERJ. Desenvolve pesquisas sobre a dinâmica socioambiental de ambientes costeiros, atuando de maneira transdisciplinar no encontro das áreas de Ecologia de Ecossistemas Costeiros, Geoinfomação e Geotecnologias, Mudanças Climáticas, Uso e Cobertura da Terra e Justiça Ambiental. Apresenta interesse nas abordagens do campo de Ciência, Tecnologia e Sociedade.
ORCID:https://orcid.org/0000-0003-1575-3366
E-mail: paulamoura@id.uff.br
Raul Sanchez Vicens
Possui graduação em Geografia – Universidad de La Habana (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento da cobertura vegetal e uso da terra; dinâmica, evolução e estabilidade das paisagens; classificação e cartografia das paisagens.
E-mail: rsvicens@gmail.com
Reiner Olibano Rosas
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1983), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1991) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Membro de corpo editorial da GEOgraphia (UFF). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:Hidrologia de Encostas, Florestas Urbanas, Uso do Solo.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9671-2410
E-mail: reiner_rosas@id.uff.br
Rita de Cássia Martins Montezuma
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ecologia (1997) e doutorado em Geografia (2205) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo-UFRJ. É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em nos seguintes temas: Ecologia de Paisagens, Ecologia e Biogeografia Urbana, Ecologia Política, gestão de Áreas Protegidas/Unidades de Conservação da Natureza, Diagnóstico Ambiental e Conflitos Socioambientais. Integra as redes de pesquisa SEL-RJ (Sistemas de Espaços Livres do Rio de Janeiro), coordenado pela Profa. Dra. Vera Tângari (PROURB/UFRJ) e SIG PAISASSAN (paisagens, autonomia, segurança e soberania alimentar e nutricional: paisagismo comestível, medicinal e espiritual para o bem viver), coordenado pelo Prof. Dr. Leo Name (UNILA). Coordena o grupo de pesquisa CNPq NIPP – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas de Paisagens, juntamente com o Prof. Dr. Leo Name (UNILA).
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9903-2069
E-mail: ritamontezuma@id.uff.br.
Rogerio Haesbaert
Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF e da pós-graduação em Políticas Ambientales y Territoriales da Universidade de Buenos Aires. Professor visitante em instituições na França, Inglaterra, Argentina, México, Colômbia e Equador. Pesquisador 1A do CNPq. Autor, entre outros livros, de “O mito da desterritorialização” (editado também em espanhol, no México), “Regional-Global” (editado também em espanhol na Argentina e Colômbia), Viver no Limite (no prelo também em espanhol no México), Des-territorialização e Identidade e Territórios Alternativos. Foi representante da UGI/Geografia Cultural para a América Latina, representante de área de Geografia Humana no CNPq, participou do comitê de avaliação da Capes. Recebeu os prêmios Manuel Correia de Andrade (ANPEGE) e Eidorfe Moreira (Geografia Regional). Coordena o grupo de pesquisa NUREG _ Núcleo de Estudos sobre Território e Resistência na Globalização.
ORCID:https://orcid.org/0000-0002-1345-7654
E-mail: riocult@yahoo.com
Rosemary Vieira
Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Geografia – Universidad de Chile (2002), doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006 – Capes 7) e Estágio Doutoral na Universidad de Chile (2005). Pós-Doutorado no Centro Polar e Climático, IGEO-UFRGS. Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Departamento de Geografia/Instituto de Geociências, sendo credenciada para orientação nos programas de pós-graduação em Geografia (PósGeo/UFF – Niterói – Capes 6) e PósGeo/UFRGS (Capes 6), como Professora Colaboradora. Pesquisadora do Programa Antártico Brasileiro. Coordenadora do Laboratório do Processos Sedimentares e Ambientais (LAPSA), integrado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera. Atuação na área de Geociências: Geologia e Geomorfologia Glacial, Sedimentologia, Paleoclimatologia e Mudanças Climáticas. Bolsista Produtividade 2 – CNPq.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0312-2890
E-mail: rosemaryvieira@id.uff.br
Ruy Moreira
É graduado (licenciado e bacharel) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1970), mestre em Geografia por esta mesma Universidade (1984), doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo-USP (1994) e Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2016). Professor permanente do curso de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde é aposentado pelo Departamento de Geografia, e professor permanente do curso de pós-graduação (mestrado) em Geografia da FFP-UERJ. E autor de 14 livros e diversos textos em capítulos de livros e artigos publicados em diferentes periódicos nacionais e estrangeiros. Dedicado por todo tempo a questões de ontologia e epistemologia da geografia, seu objeto real de pesquisa é o encontro de um teoria geral da geografia com uma teoria geral do Brasil que esclareça, à luz da clarificação onto-ontológica da geograficidade, o segredo recôndito do enigma Brasil, sua pluralidade, estrutura e significado. Coordena o grupo de pesquisa CNPq NERET (Núcleo de Estudos de Reestruturação do Espaço e do Trabalho).
E-mail: ruymoreira@uol.com.br
Sandra Baptista da Cunha
Doutorado na Universidade de Lisboa e Pós-Doutorado em Londres (Queen Mary and Westfield College). Professora concursada da UFF, Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação desde 2002. Trabalhou como professora efetiva na UFRJ de 1978 a 2000. Durante o ano de 2001 e parte de 2002 foi professora visitante na mesma instituição. Pesquisadora do CNPq nível 1. Tem avaliado projetos de editais do CNPq/ Capes e de bolsas PIBIC em outras universidades. Organizou sete livros didáticos para o ensino superior, na área de Geomorfologia, em colaboração com o Professor Antônio José Teixeira Guerra. Criou a Revista Brasileira de Geomorfologia no ano de 2000, sendo sua editora até o ano de 2002. Linha de Pesquisa: Geomorfologia Fluvial Antropogênica: Rios urbanos, obras de engenharia (canalizações/barragens), desvios de canais e transposição de águas. Publicação mais importante: (1995) Impactos das Obras de Engenharia sobre o Ambiente Biofísico da Bacia do rio São João (Rio de Janeiro – Brasil) Tem tido participação na formação de recursos humanos nos níveis de mestrado e doutorado como orientadora, recebendo Menção Honrosa pela Anpege (2007) e Capes de Tese (2009). Recebeu como homenagem o nome do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial “Professora Drª Sandra Baptista da Cunha” pela UNEMAT (2009). (https:/sandrabaptistadacunha.blogspot.com.br)
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2496-6603
E-mail: sandracunha51@gmail.com
Sérgio Luiz Nunes Pereira
Licenciado em Geografia pela PUC-Rio (1982), mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1997) e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2003), com estágio na Universitat Autònoma de Barcelona (doutorado sanduíche CAPES). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.Tutor do PET-Geografia-UFF (convênio PROGRAD-UFF/MEC-SESu). Editor de Terra Brasilis ? Revista de História do Pensamento Geográfico (2000-2007) e Terra Brasilis – Nova Série, desde 2015. Membro da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica. Representante no Brasil da Comissão de História da Geografia da União Geográfica Internacional. Áreas de interesse: história social da geografia no Brasil e no mundo; história da cartografia; viagens e explorações; pensamento geográfico clássico e contemporâneo; representações geográficas e parageografias.
E-mail: snunes.rio@uol.com.br
Timo Barthol
Professor do departamento de Geografia da UFF desde 2019. Formado em “Geografia dos Países em Desenvolvimento com Foco na América Latina” pela Universidade Eberhard-Karls de Tübingen, Alemanha (2006). Desde 2008 atua em movimentos sociais de base na Zona Norte do Rio de Janeiro, integrando, desde 2010, o coletivo e espaço comunitário “Roça!” (Timbau/Maré). Entre 2012 e 2015 Doutorado em Geografia (Ordenamento Territorial Urbano-Regional) na UFF. Desde 2012 integra e hoje coordena, junto ao fundador Rogério Haesbaert, o Núcleo de Estudos Território e Resistência na Globalização (NUREG/CNPq). Em 2016 Professor Visitante no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (Nova Iguaçu). Em 2017/2018 Pesquisador Associado do Departamento de Geografia da Universidade de Loughborough/Inglaterra. Leciona na graduação com foco em Geografia dos Blocos Mundiais de Poder. Envolvido com Geografias em movimento(s): Geografias dos movimentos sociais e das dinâmicas territoriais nas periferias. Métodos de pesquisa e(m) ação. Na interface movimento social/universidade atua nos eixos temáticas “favelas como territórios de resistência – movimentos sociais de base – outras economias – territórios-de-resistência-rede campo-cidade – autonomia alimentar e agroecologia”.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6765-9569
E-mail: timo.bartholl@googlemail.com
Thaís Baptista da Rocha
Professora do departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), estando vinculada ao Laboratório de Geografia Física (LAGEF- UFF). A principal linha de pesquisa refere-se à “dinâmica das paisagens costeiras”, com ênfase em Geomorfologia do Quaternário; processos de erosão; e Geodiversidade/Geoconservação. Atua também em pesquisas relacionadas à Gestão de Recursos Hídricos e bacias hidrográficas na interface com zona costeira. No POSGEO, as orientações estão ancoradas principalmente no Projeto de Pesquisa: Planícies costeiras no litoral fluminense: dinâmica, evolução e gerenciamento costeiro.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5268-8009
E-mail: thaisbaptista@id.uff.br
Valter do Carmo Cruz
Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado (2006) e Doutorado em Geografia na Universidade Federal Fluminense (2011). É professor Adjunto do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense – UFF. É membro dos grupos de trabalho da CLACSO: “Territorialidades en disputa e r-existências” e “Pensamiento Geográfico Critico Latinoamericano” . Integra a Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)ambiental. Coordena o Núcleo de estudos sobre território, ações coletivas e Justiça- NETAJ. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: 1- Território, ação e política ( teoria e método) ; 2-Movimentos sociais, identidades coletivas e direito territoriais (as lutas pela terra, pelo território e por reapropriação social da natureza); 3- Ecologia política: Território, conflitos e lutas por justiça ambiental/territorial ; 4-Geografia, giro descolonial e epistemologias do sul 5-Amazônia
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8136-7389
E-mail: valterdocarmocruz@yahoo.com.br