Premiações

 

Premio Doctoral 2020 

Alexander Panez Pinto foi contemplado na categoria PREMIO DOCTORAL 2020 da Serie Premio de Estudiantes WATERLAT-GOBACIT. Título de la tesis: “Las persistencias de la vida. Despojos y resistencias en los conflictos por agua-tierra-territorio bajo el neoliberalismo en Chile”. Doctorado en Geografía, Universidad Federal Fluminense (UFF), Niterói, Río de Janeiro, Brasil, 2019, orientado pelo Prof. Carlos Walter Porto-Gonçalves. https://waterlat.org/es/premio-waterlat-para-estudiantes/

 

“EGRESSOS CONTEMPLADOS EM 2019- ANPEGE”

Em 2019 dois egressos foram contemplados com duas menções honrosas ao Programa no XIII Encontro Nacional da ANPEGE: a Comissão de Avaliação de Teses e Dissertações Aziz Nacib Ab’Saber indicou a dissertação de mestrado de Leidiana Alonso Alves, intitulada “Papel das obras hidráulicas na definição dos estilos fluviais na bacia hidrográfica do Sistema Campelo, Norte Fluminense (RJ)”, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Sandra Baptista da Cunha, defendida em 21 de setembro de 2018; e a Comissão de Avaliação de Teses e Dissertações Maurício de Almeida Abreu indicou a tese de doutorado de Leandro Riente da Silva Tartaglia, intitulada “A construção do olhar na cidade: grafiti, paisagem e espaço público”, sob orientação do Prof. Dr. Ivaldo Gonçalves de Lima, defendida em 04 de dezembro de 2018.

Quanto aso docentes do Programa, dois destes receberam prêmios de associações acadêmicas de vulto na geografia. O Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves, com os prêmios: 2019 – Prêmio Milton Santos de Mérito Geográfico, EGAL – Enconto de Geógrafos da América Latina; 2017 – Prêmio UGI – LATAM 2017 A – Aporte a la Geografia de LatinoAmérica, Latin American Studies Committee – Mugi; 2017 – Huésped Distinguido de la Ciudad de Nuestra Señora de La Paz, Gobierno Autónomo Municipal de la Ciudad de Nuestra Señora de La Paz e 2017 – Prêmio Manuel Correia de Andrade – Geógrafo de Destaque, ANPEGE – Associação Nacional de Pós-graduação em Geografia. O Prof. Dr. Rogério Haesbaert em 2017 – Prêmio Manuel Correia de Andrade – Geógrafo de Destaque, ANPEGE – Associação Nacional de Pós-graduação em Geografia.

“PRÊMIO MAURÍCIO DE ALMENIDA ABREU 2015”

Temos a satisfação de informar que a Tese de Edir Augusto Dias Pereira, intitulada “As encruzilhadas das territorialidades ribeirinhas: Transformações no exercício espacial do poder em comunidades ribeirinhas da Amazônia Tocantina Paraense”, defendida no ano de 2014 em nosso Programa, sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Haesbaert da Costa, recebeu o Prêmio Maurício de Almeida Abreu – Melhor Tese em Geografia Humana – Biênio 2014-2015, no XI Encontro Nacional da ANPEGE.

Em 2015, a Tese de Doutorado de Edir Augusto Dias Pereira, hoje professor da UFPA-campus Cametá, intitulada “As encruzilhadas das territorialidades ribeirinhas: transformações no exercício espacial do poder em comunidades ribeirinhas da Amazônia“, recebeu o Prêmio Maurício de Almeida Abreu de melhor tese em Geografia Humana pela ANPEGE, a Assoc. Nac. de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, tendo recebido ainda Menção Honrosa pelo Prêmio CAPES de tese 2015. Igualmente a Dissertação de Wanderson Barreto Corrêa, intitulada “Metodologia de Diagnóstico Paisagístico de Orla Marítima: contribuição ao gerenciamento costeiro do Município de Cabo Frio, RJ” defendida no ano de 2014 em nosso Programa, sob a orientação do Prof. Dr. Guilherme Borges Fernandez, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Aziz Nacib Ab’saber – Biênio 2014/2015, em outubro de 2015, no XI Encontro Nacional da ANPEGE.

 

MENÇÃO HONROSA – PRÊMIO AZIZ NACIB AB’SABER 2015″

Com a mesma satisfação, temos o prazer de informar que a Dissertação de Wanderson Barreto Corrêa, intitulada “Metodologia de Diagnóstico Paisagístico de Orla Marítima: contribuição ao gerenciamento costeiro do Município de Cabo Frio, RJ” defendida no ano de 2014 em nosso Programa, sob a orientação do Prof. Dr. Guilherme Borges Fernandez, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Aziz Nacib Ab’saber – Biênio 2014/2015, no XI Encontro Nacional da ANPEGE.

 

MENÇÃO HONRROSA – PRÊMIO CAPES DE TESE 2015″

O aluno Edir Augusto Dias Pereira recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2015, área de Geografia, pela tese “As encruzilhadas das territorialidades ribeirinhas: Transformações no exercício espacial do poder em comunidades ribeirinhas da Amazônia Tocantina Paraense” , defendida no ano de 2014 em nosso Programa, sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Haesbaert da Costa.

 

MENÇÃO HONRROSA – PRÊMIO CAPES DE TESE 2013″

É com grande honra e satisfação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorga a Andrea Almeida Cavalcante a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2013 da área de Geografia pela tese Morfodinâmica fluvial em áreas semiáridas: o rio Jaguaribe à jusante da Barragem do Castanhão-CE Brasil, defendida no ano de 2012, sob orientação de Sandra Baptista da Cunha, do Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFF. Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avançoda pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.

Em 2013, a Tese de Doutorado “Morfodinâmica Fluvial em Áreas Semiáridas: o Rio Jaguaribe à Jusante da Barragem do Castanhão, CE, Brasil, de autoria Andrea Almeida Cavalcante, orientada po Sandra Baptista da Cunha, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese.
O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 04 de
outubro de 2013, seção 1, páginas 58 a 61, Portaria n° 142,
anexa. Também se encontra disponível no site:

http://www.capes.gov.br/premiocapesdetese

 

PRÊMIO BRASIL DE ESPORTE E LAZER DE INCLUSÃO SOCIAL”

Uma ação do Ministério do Esporte destinada ao reconhecimento de iniciativas científicas, tecnológicas e pedagógicas que apresentem contribuições e subsídios para a qualificação das políticas públicas de esporte e lazer de inclusão social.

Destarte, o mestre Sávio Raeder obteve este reconhecimento ao ser laureado com o 1° Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social por intermédio de seu trabalho, fruto de sua dissertação, “Jogos & Cidades : Ordenamento Territorial Urbano em sedes de Megaeventos esportivos“, orientado pelo Prof. Dr. Jorge Luiz Barbosa no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, que versa acerca dos impactos dos grandes eventos esportivos em cidades que os hospedam.

 

“PRÊMIO OSCAR NIEMEYER DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DO CREA-RJ – 2011”

O objetivo desta premiação é divulgar a produção acadêmica, valorizar professores e estudantes e estreitar os laços do CREA-RJ com a comunidade acadêmica, além de estimular a produção dos trabalhos dos formandos nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia, incluindo Tecnólogos e Técnicos de Nível Médio.

Evandro Bastos Sathler, doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da UFF foi selecionado  na área de geografia por sua tese de Doutorado intitulada: Os “Espaços deIncerteza”, A “Desterritorialização Subjetiva” e o “Pacto da Conservação”: Perspectivas de uma Geografia Socioambiental das Áreas Naturais Protegidas sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Renato Vallejo. Tese Disponível aqui

A tese de doutorado “os espaços de incerteza, a desterritorialização subjetiva e o pacto da conservação: perspectivas de uma geografia das áreas naturais de protegidas”, de autoria de Evandro Bastos Sathler, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Renato Vallejo, recebeu , em 2012, o Prêmio  Niemeyer do Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura (CREA-RJ) como melhor Tese da Universidade Federal Fluminense.

 

“PRÊMIO CAPES DE TESE 2010”

O Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente pela Capes às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade.

Guilherme da Silva Ribeiro, aluno do Programa de Pós-Graduação em
Geografia da UFF e hoje Prof. Adjunto do Departamento de Geociências
da UFRRJ,  recebeu em 2010 o Prêmio Capes de Tese na área de Geografia pela pesquisa “Espaço, Tempo e Epistemologia no Século XX: a Geografia na Obra de Fernand Braudel”, defendida no ano de 2008 sob orientação dos professores Rogério Haesbaert e Sergio Nunes Pereira.

“Espaço, Tempo e Epistemologia no Século XX: a Geografia na Obra de Fernand Braudel”, de autoria de Guilherme Ribeiro, e a publicação na forma de livro da Dissertação de Mestrado Jogos e Cidades: ordenamento territorial urbano em sedes de magaeventos esportivos, de autoria de Sávio Túlio Raeder, pelo Ministério dos Esportes, trabalho laureado com o Prêmio Brasil de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Ministério dos Esportes.

Skip to content