O período de inscrição em disciplinas será de 04 a 08 de outubro de 2021.
Apenas para a disciplina “Tópicos Especiais em Estudos do Quaternário e do Antropoceno”, as inscrições foram prorrogadas até 13 de outubro.

*Alunos do Programa:

Para se inscrever basta enviar um e-mail para posgeouff.secretaria@gmail.com, com as seguintes informações:

Para efetuar a inscrição, marque os campos abaixo:

*   Inscrição |   |      ou     Cancelamento |   |

*   Mestrado |   |     ou     Doutorado |   |

Ano: 2021   –   Semestre:2

Nome do aluno:
Ano de ingresso:
Disciplinas:

* Alunos externos/especiais/ouvintes só podem se inscrever em disciplinas eletivas. Para tal, basta enviar o formulário de inscrição devidamente preenchido para o e-mail posgeouff.secretaria@gmail.comAlunos externos também devem enviar um comprovante de matrícula em outro Programa de Pós-Graduação.

As aulas serão oferecidas remotamente.
O período letivo começa no dia 18 de outubro de 2021 e o cancelamento de disciplinas é de outubro a fevereiro de 2022.

QUADRO DE HORÁRIOS ATUALIZADO

SERÃO OFERECIDAS AS SEGUINTES DISCIPLINAS ELETIVAS:

Disciplina: Tópicos Especiais em Estudos do Quaternário e do Antropoceno
Professora Rosemary Vieira
Segunda-feira, das 9h às 12h

1-Objetivos da disciplina
O curso objetiva abordar e discutir as principais características do Período Quaternário e do Antropoceno, com ênfase nas mudanças climáticas e nas variações do nível do mar, bem como as implicações na dinâmica e evolução das paisagens glaciais, continentais e costeiras. Nesse sentido, a disciplina abordará temas relacionados a paleoclimatologia e a geomorfologia histórica, focando em métodos e técnicas de mapeamento, datação, morfoestratigrafia e geofísica rasa.

2- Ementa
Registros do Quaternário; Ciclo Global do Carbono – uma Questão de Tempo; Paleoclimatologia e mudanças ambientais globais durante o Quaternário; o Antropoceno; Variações do nível do mar e implicações na estratigrafia de sequências; As curvas de variações do nível relativo do mar na costa brasileira e paleoindicadores; Barreiras Costeiras e Evolução de planícies costeiras; As escalas do Holoceno e do Antropoceno na dinâmica da linha de costa; métodos de datação

Disciplina: “Real estate markets and urban land use” (“Dinâmica imobiliária e uso do solo urbano” )
Ministrada em inglês
Professor Daniel de Mello Sanfelici
Quinta-feira, das 14h às 18h

Apresentação e objetivos do curso
As decisões de investimento tomadas por empreendedores imobiliários, como resposta à demanda por espaço físico de empresas e famílias, influenciam significativamente a maneira pela qual o ambiente construído urbano se transforma e evolui. Esse curso tem como objetivo discutir conceitos fundamentais relativo à dinâmica do mercado imobiliário e sua relação com as transformações no uso e ocupação do solo urbano. O curso aborda, no primeiro módulo, os fundamentos da urbanização como fenômeno que tem raízes na aglomeração de atividades econômicas. Em seguida, são tratados os conceitos básicos do funcionamento do mercado imobiliário, como renda do solo urbano e a natureza da atividade de incorporação imobiliária. O terceiro módulo volta-se para análise dos agentes dominantes no mercado imobiliário e os impactos de suas decisões na estruturação intra-urbana. Finalmente, o quarto módulo aborda as políticas e instrumentos para a regulação do mercado imobiliário visando ao aprimoramento do uso do solo urbano.

Disciplina: “Geografias negras: conceitos, métodos, processos educativos e linguagens”
Professora Rita de Cássia Martins Montezuma
Segunda-feira, das 18h às 22h.

Ementa
Geografia do racismo/Antirracismo.Categorias e conceitos geográficos nas leituras das RER. Ações
Afirmativas, Políticas Afirmativas e Políticas de Reparação. Espaço-tempo e RER. Geografia, RER e
diferentes linguagens. Processos educativos e RER. Geografia, Educação e Relações étnico Raciais:
repensando currículo e formação docente.

Disciplina: Movimentos Sociais e Territorialidades
Professor Carlos Walter Porto-Gonçalves
Quinta-feira, das 14h às 17h

Ementa
As lutas e os movimentos sociais. As diferentes formas dos movimentos sociais no espaço e no tempo. O território das ações como territorialidade dos conflitos. Os conflitos ambientais como movimentos sociais.