Quadro de horários do primeiro semestre de 2022.
Orientações para a inscrição em disciplinas:
O período de inscrição em disciplinas será de 27/03/22 a 01/04/22, com cancelamento entre 04 e 08 de abril.
*Alunos do Programa:
Para se inscrever basta enviar um e-mail para sa.pge.egg@id.uff.br com as seguintes informações:
Para efetuar a inscrição, marque os campos abaixo:
* Inscrição | | ou Cancelamento | |
* Mestrado | | ou Doutorado | |
Ano: 2022 – Semestre: 1
Nome do aluno:
Ano de ingresso:
Disciplinas:
* Alunos especiais (externos)/ouvintes só podem se inscrever em disciplinas eletivas. Para tal, basta enviar o formulário de inscrição devidamente preenchido para o e-mail sa.pge.egg@id.uff.br Alunos especiais também devem enviar um comprovante de matrícula em outro Programa de Pós-Graduação.
Ementas:
DINÂMICAS DE DES-TERRITORIALIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO REGIONAL
O debate teórico-conceitual (espaço, território, região) em Geografia a partir das potencialidades interseccionais do conhecimento situado em uma abordagem descolonial. Descolonialidade na Geografia brasileira. Território como dinâmica múltipla do poder espacializado. Corporificação do território e descolonização da natureza. Desterritorialização e terricídio. Articulação de multi/trans/alterterritorialidades: experiências inter/transculturais e autonomistas latino-americanas.
Início do curso: 03/05/22
Término do curso: 29/06/22
Remota
AMBIENTES DEPOSICIONAIS INUNDÁVEIS DO BRASIL
O fluxo de energia e matéria nos ambientes deposicionais inundáveis. Processos metabólicos e físico-químicos envolvidos na ciclagem, transporte e deposição de matéria orgânica na bacia de drenagem. Métodos analíticos do balanço de Carbono nos ecossistemas aquáticos. A ciclagem de Carbono nos principais ambientes deposicionais inundáveis do Brasil: As grandes planícies de inundação e ecossistemas aquáticos costeiros e de Floresta Atlântica. Mudanças Globais nos ambientes deposicionais inundáveis do Brasil. Trabalho de campo ou prática de laboratório sobre o funcionamento das áreas alagadas.
Início do curso: 29/03/22
Término do curso: 13/04/22
Presencial: sala 311 do Instituto de Química (Valonguinho)
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E ORDENAMENTO TERRITORIAL (início no dia 20 de abril)
Tradições e evolução das políticas territoriais de conservação de áreas naturais. Intenções e resultados da conservação no Brasil. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC. Os conflitos sociais e ambientais na criação de UCs no Brasil. Planejamento e organização territorial em UCs.
Programa Analítico:
Unidade | Sub-Unidade |
I – Origens e globalização das políticas de conservação | 1) Culturas tradicionais e a proteção de espaços “especiais” 2) Os primeiros registros de proteção de áreas naturais 3) O preservacionismo Norte Americano e a origem dos Parques Nacionais 4) A mundialização das políticas de conservação através da criação de UCs 5) As perspectivas atuais |
II – Políticas públicas e conservação ambiental no Brasil | 1) O modelo brasileiro de ocupação territorial e as primeiras iniciativas de conservação ambiental 2) Os esforços iniciais para montagem de um Sistema Nacional de Conservação 3) O Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC |
III – As deficiências na implementação das UCs no Brasil | 1) Os grandes problemas administrativos das UCs no Brasil 2) Conflitos sociais e ambientais na criação de UCs brasileiras 3) Os debates entre o preservacionistas e etnoecologistas |
IV – Planejamento, organização territorial e gestão em UCs | 1) Mecanismos para estabelecimento de áreas protegidas 2) Planejamento de áreas protegidas 2.1 – Planos de Manejo 2.2 – Caracterização de UCs 2.3 – O zoneamento em UCs 3) Uso Público em UCs |
Início do curso: 20/04/22
Término do curso: 28/07/22
Remota
TÓPICOS ESPECIAIS EM ORDENAMENTO TERRITORIAL URBANO-REGIONAL – LENDO A CIDADE – ESPAÇOS, PROCESSOS E DESAFIOS
A disciplina oferece olhar abrangente sobre a cidade em suas diversas dimensões, sistemas e processos. Sugere a leitura da cidade como um texto que nos conta uma história contínua, contraditória e sem fim. Pretende gerar reflexões e debates fundamentados por perspectivas conjuntas da geografia, da arquitetura e do urbanismo. Para tanto, desenvolve-se em função dos seguintes conjuntos temáticos: espaço, lugar e paisagem; morfologia e política urbana; e dinâmica e valorização imobiliária.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Para que o objetivo seja alcançado, o curso está estruturado em três módulos, cujas temáticas são complementares na leitura crítica da cidade a partir dos campos da geografia, arquitetura e urbanismo.
MÓDULO 1 – ESPAÇO, LUGAR E PAISAGEM: explora as diferenças e as interfaces dos conceitos nos campos da geografia e da arquitetura e urbanismo, com olhar específico às contribuições de cada campo para a leitura da cidade e o planejamento urbano.
MÓDULO 2 – MORFOLOGIA E POLÍTICA URBANA: analisa de maneira crítica a contribuição da política urbana para a produção do espaço na cidade. Para tanto, iremos confrontar políticas de controle do uso do solo e outros regramentos urbanísticos e edilícios, com a forma urbana e o espaço construído.
MÓDULO 3 – DINÂMICA E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA: analisa a dinâmica imobiliária na cidade e a atuação do mercado na produção do espaço urbano. Apresenta, ainda, métodos de análise da dinâmica e da valorização imobiliária e formas de mapeamento.
Início do curso: 07/04/2022
Término do curso: 28/07/2022
Presencial: sala 206 do Instituto de Geociências